Revista Elege os 25 Filmes Estrangeiros Mais Importantes da Década
A revista norte-americana Paste anunciou hoje uma lista com aqueles que ela considera ser os 25 filmes estrangeiros mais importantes da década. A necessidade de se fazer a eleição foi justificada, no site da revista, da seguinte forma: “diga o que quiser a respeito do atual estado do cinema norte-americano, mas existe uma verdade que os cinéfilos consideram ser quase incontestável: ano após ano, muitos dos melhores filmes são importados de países ao redor do mundo”.
A lista está muito bem representada com obras européias, asiáticas e mexicanas. A América Latina se faz presente com um filme brasileiro – mais um ponto para nossa modesta indústria – e um colombiano. São dramas, épicos, animações, comédias, cinebiografias, etc. Entretanto, algo chama a atenção, nos filmes citados: a maioria deles possuem aquela vontade de nos ajudar a compreender o mundo em que vivemos, de nos fornecer subsídios para discussões e de se fazerem relevantes, não só como obras artísticas, bem como pelos veículos de reflexão que são.
Os 25 Filmes Estrangeiros Mais Importantes da Década, de acordo com a revista Paste são:
1. “O labirinto do fauno”
2. “O tigre e o dragão”
3. “O escafandro e a borboleta”
4. “Cidade de Deus”
5. “Fale com ela”
6. “A viagem de Chihiro”
7. “Amor à flor da pele”
8. “A vida dos outros”
9. “Amores brutos
10. “Cache”
11. “4 meses, 3 semanas e 2 dias”
12. “O fabuloso destino de Amélie Poulain”
13. “E sua mãe também”
14. “The best of youth”
15. “Ninguém pode saber”
16. “Entre os muros da escola”
17. “Yesterday”
18. “Paradise now”
19. “A queda – As últimas horas de Hitler”
20. “Gomorra”
21. “Oldboy”
22. “Deixe ela entrar”
23. “Volver”
24. “Persépolis”
25. “Maria cheia de graça”
Concordo com todos aqueles que eu assisti,acho que O Escafandro e a borboleta devia ter ficado em 1° e em segundo O Labirinto do Fauno,mas Gomorra na lista?difícil de engolir
O Labirinto do Fauno em primeiro lugar … fica dificil ter credibilidade … Mas o resto, principalmente Cidade de Deus, Persepolis, Oldboy, Volver, Amelie e a ausencia de Mar Adentro … fica dificil acreditar numa lista dessa … Sorry …
Besos!
Boa lista, mas Cidade de Deus poderia estar em primero!
Abs!
Leandro, eu também não sou a maior fã de “Gomorra”.
João, você não gosta de “O Labirinto do Fauno”? Eu acho a obra um belíssimo filme. Eu colocaria “Mar Adentro” nessa lista também. Beijos!
Pedro, concordo. Abraços!
Nao é que nao gosto …
Olhe a lista e perceberas que tem filmes SUPERIORES a ele nem estao entre os 10 …
Besitos
Olá, Kamila! Tudo bem?
Apesar de não ter visto 100% da lista, principalmente “O Labirinto do Fauno”, também tenho que protestar sobre a falta de “Mar Adentro” nesta lista. rsrsrs 😉
Beijos!
A viagem de Chihiro é um filme que AINDA tenho que ver, putz!
E realmente O Labirinto do Fauno merece estar em primeiro, este filme é lindo demais, assim como toda a história e toda a metáfora por trás de cada parte dele.
João Paulo, sim, entendo e concordo com você. Existem filmes melhores que foram listados lá embaixo da lista. Beijos!
Mayara, tudo bem, obrigada. E com você? E eu protesto junto de você e do João. 🙂 Beijos!
Thyago, eu concordo que “O Labirinto do Fauno” é um lindo filme, assim como a história e toda a metáfora por trás dele.
Meu chapeu. Acho Labirinto de Fauno um filme extremamente superestimado. Não vi absolutamente nada demais nele.
Mas enfim, é uma lista com grandes filmes, sem dúvida. O meu preferido dai é o “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, seguido por Cidade Deus.
Bjos!
* cidade DE deus
ah sim… e DEIXE ELA ENTRAR é, sem exagero, um dos melhores filmes que vi nesse século!
eh uma dica bacana!
até
Não vi apenas uns dois dessa lista. Mas a maioria é muito boa mesmo!
Beijos!
shaun red, eu gosto dos dois filmes que você citou e ainda não assisti “Deixe Ela Entrar”, apesar de só ter ouvido coisas boas sobre o filme. Até!
Ciro, concordo! Beijos!
São todos bons filmes, de várias etnias, vale ressaltar que todos que estão aí citados acabaram realizando uma dificial missão de invadir a cultura norte-americana pelo trabalham de marketing que sofreram, trabalho este que veio de festivais e de empresas do proprio EUA. É sempre bom lembrar que os EUA sempre foram influenciados pela cultura “estrangeira”, está na cultura do país, a diferença é que por ser um país muito grande e muito potente eles acabam realizando sempre grandes obras com grandes realizadores, com grandes custos e lucros exorbitantes. Feito que os outros paises também realizam mas de forma um pouco mais modesta.
Eu vi apenas nove dos 25…ainda faltam muitos pra eu ter qualquer opinião. E o pior, não vi “Cidade de Deus”!!! rsrsrs
Beijos!
Da lista vi todos, menos “The Best of Youth”, “Yesterday, “Paradise Now”, “Entre os Muros da Escola” e “Maria Cheia de Graca”. Com relacao aos q vi, concordo plenamente com a inclusao, exceto por “Gomorra”, um filme q nao me conquistou. Tb nao sou fan de “oldboy”, mas enfim, opinioes… Muitos dos meus filmes favoritos nos seus respectivos anos estao aih, incluindo o merecido primeiro lugar. Eh uma verdade incontestavel essa citacao do seu texto, Kamila. O q a lista, soh faz comprovar.
Júlio MM, obrigada pelo belíssimo comentário. É bom ver os Estados Unidos se interessando mais pelos filmes estrangeiros e reconhecendo-os em suas premiações.
Carol, assista logo “Cidade de Deus”, que é um verdadeiro filmaço. Beijos!
Romeika, eu também não fui conquistada por “Gomorra”. E a lista comprova isso mesmo que a revista citou.
Faltou “As Invasões Bárbaras” nessa lista, um filme que acho muito emocionante! Podia muito bem entrar no lugar do morno “Paradise Now”
Kamila, assisti 21 dessa lista q só tem filmaço, gostei de todos q vi, tudo filme acima da média, abaixo as minhas notas, q deu um certo trabalho pra pesquisar..rs..mas como sempre respondo com o maior prazer os posts de amigas e amigos cinéfilos da rede, procuro passar a melhor informação..hehe..
1. “O labirinto do fauno”. nota 9,5!
2. “O tigre e o dragão”. nota 10!
3. “O escafandro e a borboleta”. nota 8,0!
4. “Cidade de Deus”. nota 9,0!
5. “Fale com ela”. nota 9,0!
6. “A viagem de Chihiro”. nota 9,0!
7. “Amor à flor da pele”. nota 7,5!
8. “A vida dos outros”. nota 8,0!
9. “Amores brutos. nota 8,5!
10. “Cache”. nota 7,5!
12. “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. nota 9,0!
15. “Ninguém pode saber”. nota 9,5!
16. “Entre os muros da escola”. nota 7,5!
18. “Paradise now”. nota 7,5!
19. “A queda – As últimas horas de Hitler”. nota 8,5!
20. “Gomorra”. nota 7,0!
21. “Oldboy”. nota 9,5!
22. “Deixe ela entrar”. nota 8,5!
23. “Volver”. nota 7,5!
24. “Persépolis”. nota 9,0!
25. “Maria cheia de graça”. nota 8,5!
Ps.: “4 meses, 3 semanas e 2 dias” eu tenho em casa pra ver, vou procurar os outros 3..
Bjão! Diego!
Sem brincadeira, Kamila, mas eu estava preparando um post semelhante. Só que para os 10 filmes mais importantes da novo milênio. Bom, mas acho que entre os “estrangeiros”, o mais importante é CIDADE DE DEUS, seguido de O TIGRE E O DRAGÃO.
Bjs!
Matheus, eu não gosto de “As Invasões Bárbaras”…
Diego, suas notas estão ótimas e assista logo ao filme romeno, que é simplesmente maravilhoso. Beijos!
Otavio, eu acho que “O Escafandro e a Borboleta” também é um filme estrangeiro importante do novo milênio. Beijos!
Eu vi essa lista. Bom, acho sempre complicado listas, como vi a maioria desses filmes, só não vi Amelie Poulin, achei que ficou boa.
Lembrei agora de ZOna do Crime, um pecado estar fora!
UMA LISTA EXCELENTE!
EU AMO LABIRINTO DO FAUNO, MAS NÃO ACHO O MELHOR.
FICO FELIZ POR CIDADE DE DEUS E LAMENTO QUE O “A MÁQUINA” NÃO TENHA GANHO MUITO DESTAQUE NO EXTERIOR, JÁ QUE UM DOS MELHORES FILMES QUE ESSE PAÍS JÁ PRODUZIU.
BEIJOS
A lista é boa em geral, diria ótima, mas sempre fica faltando um ou outro que a gente colocaria. No meu caso, tiraria tranquilamente Gomorra, E Sua Mãe Também e Maria Cheia de Graça para colocar filmes como Dolls, Herói, O Segredo do Grão e Violência Gratuita.
abs.
Cassiano, acho que você é a primeira pessoa que conheço que ainda não viu “Amelie Poulain”.
Brenno, eu não consigo gostar de “A Máquina”. Beijos!
Charles, bons filmes esse que você colocaria no lugar. Abraços!
É uma ótima lista, mas é sempre uma lista, com um olhar estadunidense, sobretudo. Dos filmes citados, não assisti todos, mas certamente todos os que vi eu concordo. Inclusive com o pouco entendido O Labirinto do Fauno. É uma obra prima pouco vista no Brasil. Para um norte-americano, vale lembrar que há o quesito “custo de produção e de efeitos”, que realmente é importante para eles.
Mas senti falta de filmes como Herói, citado pelo Charles, e O Clã das Adagas Voadoras. Tbm senti falta de uma das melhores comédias dos últimos tempos: Kung-Fusão. É claro que a lista vai privilegiar filmes dramáticos, mas enfim, lista é como umbigo: cada um tem o seu.
Há braços
Paulo
Paulo, obrigada pelo ótimo comentário. Abraços!
Concordo com a maioria, existem fillmes na listagem muito mais importantes do que “O labirinto do fauno”. Embora seja um grande filme!
Oi, Kamila. Tudo bem? Apesar de não comentar tanto quanto eu gostaria, ADORO o seu blog. Certamente um dos que eu mais acompanho na blogosfera, até pelo espaço dado para as premiações (que eu procuro acompanhar avidamente) tb e pelas dicas literárias.
Bom, quero te convidar pra passar lá no meu recém-nascido blog. Sua visita deixaria um fã de Los Hermanos muito contente. rsrs
Sobre a lista, são realmente grandes filmes. E me deixou como mais vontade ainda de ver Entre os Muros da Escola e Deixe Ela Entrar.
Abraços!
Filipe, exatamente.
Bruno, tudo bem, obrigada. E com você? Obrigada pela visita e pelo comentário. Vou te visitar. Ainda mais porque você é fã do Los Hermanos… rsrsrsrrsrsrsrrs Abraços!
Gostei muitíssimo da lista, com destaque para: “O Labirinto do Fauno”, “O Tigre e o Dragão”, “O Escafandro e a Borboleta”, “Cidade de Deus”, “A Viagem de Chihiro”, “Amores Brutos”, “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”, “Oldboy” e “Persépolis”.
Faltou “Má Educação”!
Ciao!
Boa lista, mesmo. E também acho que Cidade de Deus poderia estar em primeiro. Dos 25, vi 21. Tá ótimo, né?
Ou melhor, Cidade de Deus poderia estar em segundo, e Fale com Ela em primeiro.
Wally, eu não gosto de “Má Educação”.
Wallace, tá ótimo, sim!!!
Tá certo que são mais de 25 filmes estrangeiros que são importantes para a década, mas vá lá. Revista norte-americana é assim mesmo. Mas é muito bom ver Cidade de Deus ali em 4º e por mais que eu adore O Labirinto, Oldboy estaria em primeiro lugar para mim. E tem muita coisa boa na lista!!
Rafael Carvalho, concordo. Tem muita coisa boa na lista.
Como sou fã do cinema do Almodóvar, “Fale com Ela” estaria na primeira posição se eu fizesse a lista, seguido por “Cidade de Deus”. Mas as escolhas da lista foram ótimas, incluindo “O Labirinto do Fauno” que é um filme que me agrada bastante.
Nao conhecia essa lista. Vi 19 dos listados e mais uma desistencia na metade (A Queda). Como disse o Rafael, acho que a gente encontra facil facil 25 filmes em lingua nao inglesa POR ANO que sao melhores que boa parte do que fazem la na terra da discriminação. Mas que tipo de importancia eles estao falando?
Enfim, nem precisa dizer que muita coisa boa fica de fora pq simplesmente nao entra no padrao de qualidade cada vez mais uniforme vendido por aí. Alguns filmes, inclusive, foram louvados justamente por sua linguagem hollywoodiana ou proximidade com o cinema americano (cidade de deus, a vida dos outros, o tigre e o dragao).
Daí que essa lista pega o que é palatavel (no melhor, os de Almodovar; no pior… Maria Cheia de Graça?!) e deixa de fora grandes nomes que fizeram e ainda estao fazendo a decada, mas que infelizmente sao cada vez menos vistos: filmes de Kiarostami, Dardenne´s, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming-Liang, Kaurismaki, Von Trier, Suleiman, Jia Zhangke, Assayas, os grandes de antigamente que ainda lançam suas pérolas (Rivette, Rohmer, Resnais, Manoel de Oliveira), nossos Coutinho, Beto Brant, Anouiz… etc, etc, etc.
Abços!
Vinícius, eu gostei bastante dessa lista. Acho que eles escolheram alguns dos filmes mais relevantes mesmo dessa década.
Hélio, não seria uma lista se não tivéssemos as habituais discordâncias. Os filmes selecionados, além de estrangeiros, possuem algo em comum: receptividade e distribuição nos EUA. Os filmes citados tiveram alcance grande, ao contrário de algumas das obras que você gostaria de ver nessa lista. Mas, eu faço questão de frisar que entendo teu ponto de vista. Abraços.
Listas de melhores sao sempre complicadas, pois refletem a opiniao de um punhado de pessoas apenas. No entanto, a lista traz mtos filmes reconhecidamente aclamados.
Cidade de Deus e’ um dos melhores filmes brasileiros de tds os tempos; tem o’timos do almodovar, cinema frances sempre presente, e o maravilhoso cinema asiatico. Amelie poulan, o mais pop entre tds os chamados “filmes de arte”. Oldboy da’ um no’ no estomago, mas e’ obrigatorio pra qq cinefilo. a lista parece maravilhosa, mas sempre fica a sensacao de q falta algum filme.
Ja O labiritno do fauno, tem direcao de arte impressionante, e proposta ousada com sua historia de fantasia grotesca pra adultos, mas peca pelo mau gosto e excessos nesse universo escatologico.
O tigre e o dragao nao e’ o melhor filme do seu genero; como ja disseram, e’ bem roliudiano mesmo. “Hero’i”, apesar de suas irregularidades e de seu discurso reacionario, merecia mto mais estar na lista por seu visual deslumbrante.
HELIO….. Cidade de Deus e’ roliudiano??? Nao mesmo! So’ pq tem aquela montagem acelerada e mtas cenas de acao e tiroteios? e’ pouco pra taxa-lo assim. E’ um filme mto mais inventivo do q a maioria dos diretores de la’ conseguem fazer, com uma narrativa eliptica, um elenco afiado de ano-atores, uma fotografia fantasticas. nao foi a toa q ja levaram o fernando meirelles pra la’…
E cade Dogville????? vicky cristina barcelona? tokyo sonata? elefante? closer? encontros e desencontros? cidade dos sonhos? dancando no escuro? hana-bi?
Mas um caracteristica da maioria dos filmes relacionados e’ o minimalismo, as tramas delicadas, focadas em dramas humanos de pessoas comuns (Ninguem pode saber, o escafandro e a borboleta, a vida dos outros, cache, entre os muros da escola), q mostram q bom cinema se faz de forma simples tb, sem firulas, e sem esbanjar grana. Viva o cinema minimalista!!!! Adeus aos excessos….
P.S. maria de cheia de graca???? fala serio….
Wagner, alguns dos filmes que você citou, como “Vicky Cristina Barcelona”, “Elefante”, “Closer”, “Encontros e Desencontros”, “Cidade dos Sonhos” são produções norte-americanas. “Dançando no Escuro” é da década de 90.
Achei que faltou o filme “La môme” que narra a história de Edith Piaf.
Elloa, acho que o filme ficou de forma porque muitos o consideram irregular.
Horrível ver Gomorra e não ver Valsa com Bashir na lista…
Muito legal seu blog, Kamila!!! Depois dá uma passada no meu tbm: http://www.moviefordummies.wordpress.com
Bruno, eu ainda não vi “Valsa com Bashir”. Vou te visitar.
Valsa com Bashir é muito bom!!! Particularmente eu não gostei de Gomorra, achei burocrático e superestimado; você gostou?
Bruno, eu também não gostei de “Gomorra”. Concordo com sua opinião sobre o filme.
Da lista eu a só vi: Cidade de Deus e Maria Cheia de Graça, e eu amei esses dois filmes, Cidade de Deus é um filme que retrata muito bem a realidade (sem ficcionalizar) e Maria Cheia de Graça que é um tapa na cara do sonho americano, e também é um ótimo filme (é não ficcionaliza a realidade).
Matheus, esses dois fllmes que você citou são ótimos e marcantes!