Cena da Semana
(“Guerreiro” [2011] – direção: Gavin O’Connor)
Ao final dos primeiros seis meses do ano, chega a hora de publicar um primeiro balanço sobre os filmes que assistimos e que são os grandes destaques do primeiro semestre de 2012. “Guerreiro”, de Gavin O’Connor, ocupa a dianteira da nossa lista. Um filme emocionante, sobre valores familiares e uma família que resolve seus problemas dentro do ringue, “Guerreiro” é muito mais do que uma obra sobre o MMA (Mixed Martial Arts), tema que anda muito em evidência por causa do sucesso do público de torneios como o UFC (Ultimate Fighting Championship).
Top 10 Filmes – 1º Semestre de 2012
01. Guerreiro (Warrior, 2011, dirigido por Gavin O’Connor)
02. O Artista (L’Artiste, 2011, dirigido por Michel Hazanavicius)
03. Histórias Cruzadas (The Help, 2011, dirigido por Tate Taylor)
04. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011, dirigido por Martin Scorsese)
05. A Bela e a Fera 3D (Beauty and the Beast, 1991, dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise)
06. Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin, 2011, dirigido por Lynne Ramsay)
07. Drive (Drive, 2011, dirigido por Nicolas Winding Refn)
08. Game Change – Virando o Jogo (Game Change, 2012, dirigido por Jay Roach)
09. Os Descendentes (The Descendants, 2011, dirigido por Alexander Payne)
10.Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close, 2011, dirigido por Stephen Daldry)
Warrior também está no topo da minha lista por enquanto… na realidade, em segundo lugar, atrás de O Artista.
Que filme surpreendente!
Olá Ka. Ano passado muita gente falou que esse foi um filme subestimado, que merecia mais atenção (tanto que aqui, foi lançado direto em DVD). Você concorda? E a atuação do Nick Nolte, foi digna da indicação ao Oscar (depois de 14 anos)?
Bruno, a briga entre esse filme e “O Artista” é boa!
Pedro, concordo, sim. Um dos filmes mais subestimados de 2011, sem dúvida, que merecia bem mais atenção. A atuação do Nick Nolte está excelente e muito merecedora da indicação ao Oscar. Ele poderia até ter vencido, se você quiser saber…
Kamila na minha visão “O Artista”,”Hugo Cabret”,”Drive”,”Precisamos falar…” e “Os Descendentes” são bem superiores a “Guerreiro” e “Histórias Cruzadas”(que não gosto mesmo).Mas ada um tem uma opinião e respeito a sua.Aliás não só respeito como estimo pq já assisti a muitos filmes que vc indicou.Há proposito vc fez uma menção a “Crepusculo dos Deuses” e “O Artista” na resenha do filme de Hazanavicius e achei coerente.Um top five dos melhores desse ano:
1-“Drive”-Nicolas Wending Hefn
2-“Os Descendetes”-Alexander Payne
3-“O Artista”-Michel Hazanavicius
4-“Precisamos Falar sobre Kevin
5-“Habemus Papa”Nani Moretti
Destaue para “Titanic” 3 d que é incrivel.Senti que fiz parte da viagem é um dos melhores 3 d que eu vi
Beijos e boa semana
Guerreiro é um filme interessante, principalmente pela questão familiar, mas confesso que não está entre meus preferidos do ano até agora. Hugo, O Artista e Drive estão entre meus preferidos.
Paulo, o seu top 5 do primeiro semestre contém excelentes filmes. Dos citados, ainda não assisti “Habemus Papa”, que espero poder ver em breve. Beijos e boa semana para você também.
Amanda, eu adorei “Guerreiro”. Talvez, porque assisti sem expectativas e fui completamente conquistada pelo filme. Seus favoritos do primeiro semestre de 2012, até agora, também estão na minha lista.
Sou incapaz de entender o lugar ocupado – aliás, qualquer lugar ocupado – por “Tão forte e tão perto” na sua lista. Acho o filme interessantemente ruim.
Luís, ah, eu gosto desse filme. Acho bonito e emocionante.
Merecidíssimo o primeiro lugar para “Guerreiro”. Até hoje me pergunto como o Nick Nolte não levou todos os prêmios por sua interpretação e como o filme em si não foi celebrado. Fica, ao lado de “Precisamos Falar Sobre o Kevin” como o meu favorito de 2012 até agora!
Matheus, eu concordo com você em relação à “Guerreiro”.
Me surpreendi bastante com Guerreiro, além de super bem filmado, o roteiro é bastante sincero e forte. Mas como você sabe, Precisamos Falar Sobre o Kevin e Tão Forte e Tão Perto não são queridos por mim, devem entrar na lista de piores do ano. Da sua, gosto bastante também de O Artista e Drive. Meu top do ano é Shame.
Ótima lista. Como eu vi “Guerreiro” no ano passado, ele não entraria na minha lista. Mesmo assim, não ocuparia o 1º lugar.
improvisando rapidinho uma lista aqui aí vai:
1 – Shame/Os homens que não amavam as mulheres
2- O artista
3 – Precisamos falar sobre o Kevin
4 – Um método perigoso
5- Drive
Bjs
Rafael, eu também me surpreendi com “Guerreiro”. Achei um belíssimo filme. Ainda não consegui assistir “Shame”, um filme que estou DOIDA pra ver.
Reinaldo, da sua lista, preciso assistir ainda “Shame” e “Um Método Perigoso”. Beijos!
Bom dia, Kamila
É a primeira vez que comento aqui.
Achei a tua lista bem interessante. Ainda não assisti Guerreiro, um pouco por preconceito, agora fiquei curioso. Para mim, Precisamos Falar sobre Kevin e Shame estarão nas listas dos 10 melhores de 2012.
Algumas sugestões de filmes alternativos que podem figurar na lista de melhores do ano (alguns lançados e outros vistos pela via alternativa):
– Minha Alegria (My Joy, filme russo de 2010, só agora lançado no Brasil e anunciado no Max da HBO);
– O que eu mais desejo (Kiseki, filme japonês);
– Intocáveis (Intouchables, francês);
– Cairo 698 (Egito);
– Tiranossauro (UK);
– Monsieur Lazhar (canadense);
– The Raid Redemption (filme de ação da Indonésia, pancadaria de alto nível).
Abs, Fred.
Frederico, bom dia! Obrigada pela visita e pelo comentário! Ainda não assisti “Shame” e preciso fazer isso urgentemente. Obrigada pelas dicas de filmes alternativos. Adoro filmes nesse estilo e, dos que você citou, já li ótimas opiniões sobre “Tiranossauro” e “Monsieur Lazhar”. Espero poder assistir ambos em breve. Abraços! E volte sempre!