Os Melhores de 2010
Agora, são 176 filmes vistos no ano. E nada mudou em nossa lista de Melhores de 2010. Em comum entre os filmes selecionados, o fato de que aliam uma boa técnica cinematográfica a um bom roteiro, mas o lado principal destas obras: elas mexeram conosco, tiveram aspectos com os quais nos identificamos, nos fizeram refletir e pensar no cinema. E isso, num blog que fala sobre a sétima arte, é fundamental e é o que nos move. Que mais filmes como estes venham em 2011.
Top 10 dos Melhores Filmes de 2010
01. Direito de Amar (A Single Man, 2009, dir. Tom Ford)
02. A Origem (Inception, 2010, dir. Christopher Nolan)
03. A Rede Social (The Social Network, 2010, dir. David Fincher)
04. Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (2010, dir. José Padilha)
05. Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, 2009, dir. Lee Daniels)
06. Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2009, dir. Kathryn Bigelow)
07. Julie & Julia (Julie & Julia, 2009, dir. Nora Ephron)
08. Brilho de uma Paixão (Bright Star, 2009, dir. Jane Campion)
09. 500 Dias com Ela ((500) Days With Summer, 2009, dir. Marc Webb)
10. O Mensageiro (The Messenger, 2009, dir. Oren Moverman)
O Melhor Filme: “Direito de Amar”, de Tom Ford
O Melhor Diretor: Christopher Nolan, por “A Origem”
O Melhor Ator: Colin Firth, por “Direito de Amar”
A Melhor Atriz: Gabourey Sidibe, por “Preciosa – Uma História de Esperança”
O Melhor Ator Coadjuvante: Andrew Garfield, por “A Rede Social”
A Melhor Atriz Coadjuvante: Mo’Nique, por “Preciosa – Uma História de Esperança”
O Melhor Roteiro Original: Christopher Nolan por “A Origem”
O Melhor Roteiro Adaptado: Aaron Sorkin, por “A Rede Social”
A Melhor Animação: “Toy Story 3”, de Lee Unkrich
O Melhor Filme Nacional: “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro”, de José Padilha
O Melhor Elenco: “A Rede Social”
A Melhor Fotografia: Barry Ackroyd, por “Guerra ao Terror”
A Melhor Montagem: Eduard Grau, por “Direito de Amar”
A Melhor Direção de Arte: Sarah Greenwood e Katie Spencer, por “Sherlock Holmes”
O Melhor Figurino: Colleen Atwood, por “Alice no País das Maravilhas”
A Melhor Trilha Sonora: Abel Korzeniowski, por “Direito de Amar”
A Melhor Canção Original: “The Weary Kind”, de “Coração Louco”
A Melhor Maquiagem: “Alice no País das Maravilhas”
Os Melhores Efeitos Visuais: “Tron – O Legado”
O Melhor Som: “Guerra ao Terror”
A Melhor Cena de 2010
(O final de Toy Story 3)
Por representar, fielmente, que o fim não significa um término, mas somente o começo de uma nova história, ou o recomeço de tudo.
===================
Aproveito para agradecer a companhia de vocês todos por mais um ano no Cinéfila por Natureza. Desejo a todos vocês e suas respectivas famílias um Feliz Natal e que 2011 seja um ano repleto de bênçãos, realizações, muita saúde e, claro, bons filmes! O blog volta no dia 02 de janeiro! Nos vemos em breve!
Surpresa em ver Julie & Julia e Brilho de uma Paixão na lista. Ótima lista no geral, fez jus ao ano. E linda a homenagem a Toy Story, esse final emocionou mesmo.
Feliz Natal e um ótimo 2011 para você também, Kamila. Que possamos continuar trocando idéias sobre essa paixão cinematográfica.
beijos
AMEI ver “Direito de Amar” no topo da lista. Acho que tu sabes o quanto sou apaixonado por esse filme e também não é dúvida pra ninguém que ele é o meu favorito do ano também!
Ignora um dos “também” no meu comentário hahaha
Amanda, obrigada pelo comentário e pelos votos de Boas Festas! Desejo o mesmo para você. Beijos!
Matheus, sei, sim, que é um dos seus filmes favoritos do ano e favoritos de sempre! 🙂
Ótima lista Kamila, fez boas escolhas. Gostei muito de ver Preciosa, Direito de Amar e (500) Dias com ela [que era a minha escolha para representar 2009 em minha lista].
Feliz Natal e um próspero ano novo.
Abraços 😉
Achei a lista ótima! mas, eu acho que “Ilha do Medo” poderia entrar na lista de melhores filmes. E a atuação de DiCaprio por esse filme me impactou muito mais que Colin Firth por “Direito de Amar” (não desmecerecendo esse, claro).
Mas, listas são sempre pessoais.
Beijo!
Ótima lista Ka. Vc se beneficiou ao resgatar filmes que estrearam no ano passado, mas que vc só conferiou este ano. Não posso dizer um ai de uma lista tão equilibrada. Os premiados tb foram bem. Direito de amar, Preciosa, A rede social, A origem…
e a melhor cena….
Well done!
A minha lista de melhores sai no dia 29 de dezembro. Espero que vc possa ver.
Grande beijo e um felicíssimo natal para vc e sua família Ka.
Beijão
Tb desejo um 2011 de muito, mas muito mesmo, cinema para vc. Além claro, de paz, saúde, amor, dinheiro e um caminhão de felicidade.
bjs
James, obrigada!
Cristiano, mas eu não gostei de “Ilha do Medo”. Pode ler minha crítica nos arquivos do blog. Então, nem tinha como essa obra estar aqui. Gosto, no entanto, da atuação do DiCaprio, mas nunca consideraria-a melhor que a do Firth. Beijos!
Reinaldo, obrigada! 🙂 Depois, leio a sua lista dos melhores de 2010. Um beijo para você e obrigada pelos desejos de Boas Festas. Te retribuo o mesmo para você e sua família!
A lista tem suas qualidades, não nego.
Mas se prende unicamente ao cinema comercial americano,
é como se não houvesse nada interessante alem dos USA.
Yeah Yeah! Escolhas muitos parecidas, sim, Direito de Amar é uma obra-prima, uma pérola sem igual!
Eu não vi muita coisa em Guerra ao Terror, mas no geral a lista é boa. Meu destaque vai pra Preciosa e Direito de Amar (dois filmes que me surpreenderam esse ano). Kamila, um feliz natal e um ótimo 2011 pra você também.
Hneto, fazer o quê se o cinema comercial americano domina as distribuidoras e eu vivo em uma cidade em que, praticamente, não se passam filmes de fora dessa escola. Considere a minha realidade! E eu não baixo filmes na Internet, ao contrário de outros blogueiros cinéfilos. Sou contra isso. Portanto, antes de criticar, me conheça!
Cleber, obrigada!
Roberto, obrigada! Um Feliz Ano novo para você! Tudo de bom!
Muito de respeito esse primeiro colocado da sua lista,aliás toda sua lista é ótima,Abraços.
Ótima lista Kamila, escolhas bem curiosas…rsrs. Tou brincando, gosto bastante de todos os filmes vencedores, mesmo que ache Direito de Amar um filme superestimado. Julie e Julia e Brilho de uma Paixão sendo lembrados foi ótimo também, assim como a arte de Sherlock. E a cena do ano? Nossa, tão emocionante quanto a do ano passado de Up que você escolheu.
Enfim, acho que já falei isso por diversos meios, mas vale apena ressaltar meus cumprimentos ao seu trabalho no blog e que 2011 nos dê ótimos frutos, filmes e conversas. Um maravilhoso Natal para você, muita saúde, paz e prosperidade nessa nova jornada que vai se iniciar. Beijos 🙂
Ótima lista Kamila, representa bem o ano de 2010.
Mas o que marcou mesmo foi essa cena final de Toy Store 3, lembrarei para sempre o que senti quando vi a cena pela primeira vez.
Abs.
Leandro, obrigada! Abraços!
Luís, obrigada! Desejo o mesmo para você, em 2011! Beijos!
Jonathan, isso é típico da Pixar e essa cena nunca perderá seu impacto! Abraços!
Belíssima lista, assim com a cena acima que não consegue conter as lágrimas.
Quero desejar a você e sua família um maravilhoso 2011, com muitas felicidades, realizações, paz e muitas histórias para contar.
Muito obrigado por tudo, amiga! 🙂
AMEI seus três primeiros colocados. Só faltou “Toy Story 3”, rs. Trocaria ele com “Julie & Julia”.
Grata surpresa ver A Single Man no topo!! Também foi o meu preferido de 2010. Ótima lista.
Mayara, obrigada! Desejo o mesmo para você e sua família em 2011! Obrigada, de novo! Beijos!
Wally, “Toy Story 3” não entrou na lista por um triz. 🙂
Leo, obrigada!
Excelente lista! “Direito de Amar” merece, apesar de que achei “Guerra ao Terror” e “A Rede Social” superiores.
Kamila, como sei que você gosta de Oscar, baixei “Inverno da Alma”, “Rabbit Hole”, “Animal Kingdom” e “Cisne Negro”. Por que não tenta também e posta suas críticas antes dos lançamentos americanos?
Um abço.
Oi, Claudio, tudo bem?
Onde foi que você baixou estes filmes?
E se possivel qual é o link ou o site?
Abraço!
Cláudio, obrigada! Mas, olha, não baixo filmes na Internet. Prefiro esperar pelo lançamento das obras no cinema ou em DVD. Abraço!
Direito de Amar e A Rede Social são fantásticos… certamente estarão na minha lista tb.
Eu sou um daqueles que não gostou tanto de A Origem, mas não tem como negar que o trabalho do Nolan foi excelente, afinal ele transformou um roteiro intrincado em algo bem acessível.
Não assisti Bright Star, fiquei com vontade.
Abraços!
Cara Kamila,
repassei o prêmio Dardos a você, minha amiga, pela sempre pontual presença e inestimável importância do Cinéfila Por Natureza para a blogosfera!
Parabéns!
😉
Lista bacana e otimas escolhas.Direito de Amar realmente é um filme lindo e comovente,a as escolhas foram acertadas.Essa cena de Toy Story 3 me emociona profundamente,e esse ano comentei no seu blog e gostei muito dele.Pretendo em 2011 seguindo a cinéfila por natureza e lendo seus textos.Beijos e boa virada de ano.
Bruno, obrigada e assista “Bright Star”. Abraços!
Cassio, obrigada! 🙂
Paulo, obrigada! E nos vemos em 2011! Boa virada de ano pra você também!
TOY STORY 3 ?
gostei da pessoalidade da lista. Mais do que se é composta por filmes (e a sua é), o que importa é que ela seja fiel a que realmente achamos. Parabéns por isso!
bjs!
Gracinha de Toy Stry, néam? Amei! E A Origem é simplesmente sensacional!
Elton, obrigada! Beijos!
Fabiana, concordo com os dois comentários!
Feliz natal.
Bom, acho que só concordamos com A Origem dessa lista!
FELIZ ANO NOVO PRA VOCÊ, KAMILA! E OBRIGADO POR TUDO!!
Bjs!
Legal sua lista, só senti falta de uma produções não faladas em inglês, como A Fita Branca e Mother. E acho um grande exagero a supervalorização de A Rede Social, um filme bem bom, mas não essa maravilha que tanta gente apregoa. Mas enfim, bom ver Brilho de uma Paixão na sua lista.
Cassiano, imaginei, já que nosso gosto para cinema é bem diferente! 🙂 Feliz Ano Novo!
Otavio, feliz ano novo para você também! Imagino que 2011 será um ano marcante pra você, por tudo que está por vir e conte sempre com a minha amizade! 🙂 Beijos!
Rafael, obrigada pelo comentário!
Oi, Kamila, tudo bem?
Gostei muito da inclusão de Preciosa e da Gabourey Sidibe na sua lista, porque para mim ela foi a grande injustiçada da ultima temporada de premiações. Mas posso estar sendo influenciado, porque é incrível o quanto me identifiquei com a historia dessa menina!!
De qualquer maneira, há de se convir que ela interpretou um papel muito dificil em Preciosa, especialmente tratando-se de uma estreante. E há tambem o fato de que uma atriz com o perfil dela dificilmente terá outra oportunidade como esta.
Beijos!!
Fernando, obrigada! Eu gosto muito, tanto de “Preciosa” quanto da interpretação da Gabourey! Beijos!
Putz, eu não gosto de A Single Man (prefiro não pronunciar o título tosco que ganhou no Brasil). Era um dos filmes que mais esperava em 2010, e achei decepcionante, visualmente é uma beleza, Firth tá magnífico, mas só. Achei vazio. A história é um fiapo, e falta profundidade também, acho que o Tom Ford excedeu na sua vontade de soar importante. Enfim, são impressões…
E acho Julie & Julia horrível, um porre! Sério que você gosta?
Também publiquei no blog os meus filmes favoritos de 2010. Dá uma olhada lá…
Wallace, eu discordo dos seus comentários sobre “A Single Man”. Adoro o filme, acho belíssimo! E AMO “Julie & Julia”. Vou conferir sua lista!
Da sua lista, só não concordo com “500 dias com ela” e “brilho de uma paixão”. São superestimados pra mim.
Marconi, respeito sua opinião!
Feliz 2011!
Concordo com:
Top 10 dos Melhores Filmes de 2010
02. A Origem (Inception, 2010, dir. Christopher Nolan)
04. Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (2010, dir. José Padilha)
05. Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, 2009, dir. Lee Daniels)
07. Julie & Julia (Julie & Julia, 2009, dir. Nora Ephron)
Alguns n vi, outros n gostei ou n vi tanto destaque.
Amo toy story, chorrei muito no 3!
Mandy, eu também chorei bastante em “Toy Story 3”.