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>Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder, 1959)

publicado em:18/12/07 10:05 PM por: Kamila Azevedo Uncategorized

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“Doze pessoas entram em uma sala: doze mentes diferentes, doze corações diferentes, de doze diferentes fases da vida; doze pares de olhos, ouvidos, formas e tamanhos. E estas dozes pessoas são colocadas para julgar outro ser humano completamente diferente deles na medida em que eles mesmos são diferentes uns dos outros. E, no julgamento deles, eles devem se tornar uma só mente – unânime. É um milagre da alma desorganizada do homem que eles consigam fazer isso e, na maioria dos casos, fazem certo. Deus abençoe os jurados”.

Esta frase, dita nos momentos finais do filme “Anatomia de um Crime”, do diretor Otto Preminger, pode enganar bastante, já que, para a trama de Wendell Mayes (baseada num livro de John D. Voelker), os personagens mais importantes não são os jurados; e sim aqueles que estão do outro lado da lei: os promotores, o advogado de defesa, o cliente e sua esposa.

“Anatomia de um Crime” acompanha a história de Paul Biegler (James Stewart), um advogado que vive em apuros financeiros, e que é procurado por Laura Manion (Lee Remick), a bela esposa do Tenente Frederick Manion (um jovem Ben Gazzara). Laura quer que Biegler defenda seu marido do crime de assassinato. Mas, o advogado só vai entrar no caso assim que conhecer direitinho as circunstâncias por trás dele – e é assim que ele se vê envolvido no meio de sórdidas relações humanas em que tudo é ambíguo e nunca fica clara a existência da inocência ou da culpa.

Para um “filme de tribunal”, “Anatomia de um Crime” tem uma duração bastante longa (160 minutos), mas, em nenhum momento, o filme cansa o espectador. O roteiro de Wendell Mayes, que é engenhoso e repleto de revelações interessantes, nunca nos deixa perder o foco do que é mais importante no filme de Otto Preminger: todos os acontecimentos que levam ao momento crucial, ali no tribunal, em que testemunhas de defesa e de acusação delineiam todos os passos que levaram ao crime.

Além do roteiro de Wendell Mayes, outros pontos que se destacam em “Anatomia de um Crime” são a direção do alemão Otto Preminger (cujos trabalhos mais conhecidos são o suspense “Laura” e o musical “Carmen Jones”, que marcou época em Hollywood por ser um dos primeiros filmes completamente estrelados por um elenco negro – o qual revelaria Dorothy Dandridge, que viria a ser a primeira atriz negra a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, justamente por sua performance neste filme) e a atuação de James Stewart, um ator especializado nestes tipos honestos e que se vêem no meio de grandes crises.

Cotação: 9,5

Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder, EUA, 1959)
Diretor(es): Otto Preminger
Roteirista(s): Wendell Mayes
Elenco: James Stewart, Lee Remick, Ben Gazzara, Arthur O’Connell, Eve Arden, Kathryn Grant, George C. Scott, Orson Bean, Russ Brown, Murray Hamilton, Brooks West, Ken Lynch, John Qualen, Howard McNear, Alexander Campbell



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