SBBC – Os 20 Melhores Filmes da Década – Parte 2
Dando continuidade ao nosso post de ontem, fiquem com o top 10 da nossa votação para a eleição dos 20 melhores filmes da década para a Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.
1. Cidade de Deus, de Fernando Meirelles (2002)
2. 21 Gramas, de Alejandro Gonzalez Iñarritu (2003)
3. Avatar, de James Cameron (2009)
4. Closer – Perto Demais, de Mike Nichols (2004)
5. Dançando no Escuro, de Lars Von Trier (2001)
6. Voo United 93, de Paul Greengrass (2006)
7. A Última Noite, de Spike Lee (2002)
8. Menina de Ouro, de Clint Eastwood (2004)
9. As Horas, de Stephen Daldry (2002)
10. Na Natureza Selvagem, de Sean Penn (2007)
Só eu achava que As Horas ficaria em primeiro lugar? Concordamos em vários filmes (foi legal vê Dançando no Escuro e Closer com ótimas colocações). Sem dúvidas uma grande lista para uma boa década.
Estou tão feliz de poder votar nessa estapa! 😀 Ótimas as escolhas, Kamila!
Luís, “As Horas” pode ser meu filme favorito, mas eu sei reconhecer que existem melhores obras nesta década. Seria injusta comigo mesma se ele ficasse em primeiro lugar. Obrigada!
Luciano, eu também! 🙂 Obrigada! Que bom lhe ver de volta!!!!
Adorei as posições de Avatar, As Horas, Na Natureza Selvagem e CIDADE DE DEUS…
Robson, que bom que gostou!
[…] This post was mentioned on Twitter by Cora de Alvarenga and Blogueiros Cinéfilos, tudodocinema. tudodocinema said: CinefilaporNatureza: SBBC – Os 20 Melhores Filmes da Década – Parte 2 http://migre.me/2r66h #blog #cinema […]
Adorei a sua lista e gosto muitíssimo do 1°colocado mas não aparece na minha lista … adorei ver Closer no 4°lugar.
Abraços
Achei um viés demasiadamente hollywoodiano nessa votação. Senti falta de Tarantino, Woody Allen e Gus Van Sant nessa lista. Mas no geral tem ótima escolhas. Só eu achei um maluquice Avatar em terceiro?
“Na natureza Selvagem” em ótima colocação, filme grandioso! Concordo com a primeira colocação, “Cidade de Deus” merece o posto.
[]’s
Leandro, que bom que gostou da lista! Abraços!
Caíque, sinto que você critica o viés hollywoodiano, mas, ao mesmo tempo, me sugere também diretores hollywoodianos. Contradição, não?? E não é maluquice “Avatar” em terceiro, pelo menos, para mim!
Sebo, obrigada!
Apesar de nunca mais querer chegar nem perto de Dançando no Escuro, também coloquei ele na minha lista. Concordamos em vários filmes. E é sempre bom ver um brasileiro no topo.
Hmm, gostei de ver “Into the Wild” aí, assim como “A Última Noite”. Boa lista, Kamila!
Bjs!
Apesar de não votar eu achei a lista muito boa.Cidade de Deus é uma obra prima que envelheceu muito bem com o passar dos anos.Central do Brasil plantou o renascimento do cinema nacional e Cidade de Deus foi fruto dessa retomada.Vale ressaltar que Walter Salles foi um dos produtores do filme de Meirelles então ele tem participação nesse sucesso.Ficar elogiando Cidade de Deus é “chover no molhado”,então vou fazer diferente,vou descrever o filme em duas aplavaras:OBRA PRIMA! sobre os outros filmes gostei de todos com algumas ressalvas mas nenhuma escolha ruim.Avatar chegou longe com um 3°lugar(não é propriamente um filme de arte)mas um filme que detem a maior bilheteria da história do cinema merece respeito.E eu gosto do filme também.21 Gramas não é o meu favorito de Iñárritü(nem por isso deixo de achar o filme muito bom),gosto de Babel e Amores Brutos.O resto é só filmaço,e merecidamente Menina de Ouro e Na Natureza Selvagem foram lembrados.Dos 10 qual é o filme favorita da Cinéfila por Natureza?acredito ser As Horas de Stephen Daldry.Acertei? beijos Kamila e muito legal essa lista.
Amanda, “Dançando no Escuro” é um filme muito difícil de se assistir. Te entendo…
Otavio, obrigada! Beijos!
Paulo, obrigada! Eu acho que “Cidade de Deus” é a obra marco da retomada do cinema brasileiro. É quase um marco divisor mesmo do nosso cinema em anos recentes. O meu filme favorito do top 10, sem dúvida, é “As Horas”. Já disse que este é meu filme mais querido, o que mais me emociona, o que eu mais revi. Beijos!
Avatar? Ok, Ka vc tem crédito.rsrs.
Sério, Closer, Menina de ouro e Cidade de Deus tb estão na minha lista.
Beijos
Confesso estar um tanto impressionado. Como é uma lista muito pessoal, não há muito o que discutir, mas gostei muita da lembrança do filme de Spike Lee, gosto muito do mesmo!
Reinaldo, rsrsrsrsrsrsrsrsrs Beijos!
Cleber, espero que seja um impressionado bom e não ruim.
Nossa que viagem hein! Closer, Avatar e Cidade de Deus nao entram nem no meu Top 100 dos melhores da década. Mas respeito a lista.
Ótima lista, pessoal e muito bem elaborada. Só tiraria “Avatar” e “Menina de Ouro”, mas tá tudo certo =)
Dos 10, “Na Natureza Selvagem” é o meu preferido, seguido por “Cidade de Deus”.
Beijos, Ka!
AVATAR? Nossa.
Tudo bem, gosto é gosto, mas só de lembrar que DOGVILLE não está nessa lista… 🙁
John, obrigada por respeitar a minha viagem! 🙂
Elton, obrigada! Beijos!
Pedro, “Dogville” não está, mas Von Trier está representado com “Dançando no Escuro”.
Tava acreditando piamente que irias colocar As Horas dentro do TOP 5 … mas sem duvida é uma lista para se admirar … Tirando Vôo United 93 … é uma lista perfeita para quem ama cinema de verdade.
Beijos.
Dificilmente eu colocaria Avatar e o do Spike Lee nessa lista! Já o Cidade de Deus e o Na Natureza Selvagem são obrigatórios.
Ótima lista Kamila, é sempre bom ver filmes nacionais no topo. Um ou outro que eu não colocaria, mais isso é normal em listas pessoais. Abs.
João Paulo, obrigada! Beijos!
Roberto, estou surpreendida com a implicância da maioria dos cinéfilos com “Avatar”.
Jonathan, obrigada! Abraços!
Simplesmente uma lista fantástica, com exceção de “Dançando no Escuro”, que ainda não aprendi a achar bom – regular apenas.
Beijos!
Weiner, obrigada! Beijos!
Ai, Kamila, “Avatar” várias posições à frente de “As Horas”?! Cortei relações contigo hahaha
Matheus, não corte! rsrrsrsrsrs
Cadê Tarantino, Michael Mann e Shyamalan? Os três mais influentes diretores desta década.
Faltaram muitos filmes bons nas duas listas, fora que Cidade Deus não é nem de perto o Melhor Filme da Década, nem se levar em consideração as atuações com jovens da periferia. Agora, Ônibus 174 é sacanagem né? Cadê “A Vida dos Outros, Dogville, Caché, Os Falsários???”. Fora que Nacionalismo por nacionalismo eu prefiro “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, além do mais Avatar nunca que levaria o 3º Lugar. Esta lista tá toda errada RSRSRSRS mas vale pela ousadia, cada um é cada um, mas publicou virou alvo de críticas.