logo

Em Ritmo de Fuga | Cena da Semana

publicado em:19/07/20 12:28 PM por: Kamila Azevedo Cena da Semana
(Em Ritmo de Fuga [Baby Driver, 2017] – direção: Edgar Wright)

Existem vários detalhes importantes na construção da personagem principal de Em Ritmo de Fuga, filme dirigido e escrito por Edgar Wright. Baby (Ansel Egort) trabalha como piloto de fuga para um líder de uma organização criminosa (Kevin Spacey) e, além das extremas habilidades ao volante, ele tem uma peculiaridade: ele passa o dia escutando música, como uma forma de atenuar o zumbido que ele sente nos ouvidos desde que se envolveu em um acidente de trânsito quando era criança.

A música, aliás, ocupa um papel importante na trama de Em Ritmo de Fuga. É ela quem dita as ações, os sentimentos e as percepções que Baby tem em relação a tudo que está ao seu redor. É ela quem irá definir as relações que Baby estabelece com os outros. É ela quem dita o ritmo em que Baby vai conduzindo a tudo. É ela quem dita a condução da trama desenvolvida por Edgar Wright.

O momento que mais interessa ao filme é aquele que nos coloca diante de um plano que tem tudo para dar errado, não por causa da audácia do crime planejado, mas sim por causa do fator humano, das pessoas que estão envolvidas nele. Também é nesse ato em que as diferenças de Baby para os demais integrantes do mundo do crime ficam ainda mais perceptíveis. Esse mundo não é o dele. Ele não pertence a nada disso.

São nuances como essa que fazem de Em Ritmo de Fuga um filme interessante demais. E tudo isso está integrado a um excelente trabalho de edição, de som e de mixagem de som (não à toa, foram as três indicações obtidas pelo filme no Oscar 2018). Destaco também a fotografia do experiente Bill Pope.

Obs: Texto originalmente publicado no Anota Filmes.



Post Tags

Jornalista e Publicitária


Comentários



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.