Apenas uma Noite | Cena da Semana
Apenas uma Noite, filme dirigido por Massy Tadjedin, começa com uma mesma cena vista por duas perspectivas diferentes: a do início e a do final da noite. Nela, o casal Joanna (Keira Knightley) e Michael (Sam Worthington) está dentro de um táxi, a caminho (e voltando) de uma festa. A diferença entre a ida e a volta é perceptível. Se, na ida, o casal estava animado e feliz; na volta, sentimos uma certa apreensão, principalmente por parte de Joanna, que notou uma aproximação excessiva entre o marido e sua colega de trabalho (Eva Mendes).
Apesar disso, a noite à qual o título do filme se refere é aquela em que o casal passa separado, devido a uma viagem de trabalho de Michael. Enquanto ele se vê às voltas com a colega que causou ciúmes em sua esposa; Joanna se vê reencontrando um antigo namorado (Guillaume Canet). Nesta noite, os dois irão se confrontar com as tentações do passado e do presente e também com as consequências que estes encontros terão para o casamento deles.
Por ter somente 93 minutos, Apenas uma Noite possui uma fluência muito grande. Seus melhores momentos vêm, por incrível que pareça, da entrada da personagem de Guillaume Canet em cena. O que Alex traz para Joanna é muito mais interessante e forte do que aquilo que é experienciado entre Michael e Laura. O término do filme é um pouco brusco e nos dá a sensação de que a diretora e roteirista Massy Tadjedin nos deixou de fora do diálogo mais importante a ser travado pelo casal. Fiquei com gosto de quero mais.