logo

Os três filmes nacionais mais vistos em 2012

publicado em:19/12/12 1:52 AM por: Kamila Azevedo Notícias

ospenetrasA comédia “Os Penetras“, do diretor Andrucha Waddington, alcançou a marca de 1,5 milhões de espectadores. Com isso, se tornou o terceiro filme nacional mais visto em 2012. Antes, essa posição estava ocupada pelo drama “Gonzaga – De Pai Para Filho“, de Breno Silveira, longa visto por 1,4 milhões de pessoas.

Desta maneira, “Os Penetras” se une a duas outras comédias como os filmes nacionais mais vistos em 2012. “Até que a Sorte nos Separe“, de Roberto Santucci, teve 3,3 milhões de espectadores; enquanto “E Aí, Comeu?“, de Felipe Joffily, foi visto por 2,5 milhões de pessoas.

O que este fato nos mostra é a predileção do brasileiro pelo gênero de comédia e por produções que tenham nomes bem conhecidos no elenco (os três filmes possuem atores como Marcos Palmeira, Danielle Winits, Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Dira Paes e Bruno Mazzeo). Também ajuda saber que os três filmes nacionais mais vistos em 2012 possuem co-produção da Globo Filmes, o que lhes garante uma divulgação maciça nos programas e intervalos comerciais daquela que é a maior emissora de televisão do país.

Entretanto, os números alcançados pelos três filmes não escondem que o cinema brasileiro, em 2012, teve um ano bem aquém do esperado. De acordo com matéria publicada no UOL Cinema, até o início de novembro, os 64 filmes nacionais lançados neste ano tinham acumulado a marca de 9,9 milhões de espectadores. Ao contrário de 2011, quando os 99 filmes nacionais lançados chegaram ao número de 17,9 milhões de espectadores.

Isto tudo pode servir como um sinal de alerta para o cinema brasileiro. Fazemos obras de qualidade, temos bons profissionais, mas de nada adianta ter uma indústria cinematográfica em crescimento se não investimos na formação de público. Isso é fundamental para que o cinema brasileiro possa ocupar um lugar de destaque na cinematografia mundial.



A última modificação foi feita em:fevereiro 17th, 2013 as 12:28 pm


Post Tags

Jornalista e Publicitária


Comentários


Comentários oportunos. Comparando dados do último ano com 2012 percebemos que há um déficit preocupante. E outro detalhe: nesta temporada não conseguiram unir público e crítica numa mesma direção. Faltou “o” filme nacional de 2012. Mas pena mesmo tenho é dos cinemas que estão longe dos grandes centros. A gigante produtora-distribuidora brasileira, Globo Filmes, ainda aposta somente em produções sofríveis. Se quisermos ir ao cinema ver um filme brasileiro mais maduro, é quase impossível.
Beijos.

Responder

Weiner, obrigada! Sim, podemos encontrar um déficit de público entre o cenário visto em 2011 e o visto em 2012. Concordo também que faltou O filme nacional de 2012, uma obra que arrebatasse crítica e público. Tivemos grandes candidatos, como “Xingu”, “Heleno”, “À Beira do Caminho” e “Gonzaga – De Pai para Filho”, mas faltou um elemento especial para que esses filmes angariassem um apoio maior do público. Acho que o problema da distribuição de alguns filmes nacionais é algo sério. Muitas obras não encontram espaço. Nem mesmo nas grandes redes. Isso é algo também a se lamentar. Beijos!

Responder

Disse tudo: “e nada adianta ter uma indústria cinematográfica em crescimento se não investimos na formação de público”. Porque bons filmes tivemos, mas a maioria não teve boa distribuição e consequentemente boa bilheteria.

Responder

Amanda, exatamente! Acho que o ponto principal na nossa indústria cinematográfica é que ela precisa de uma melhor distribuição.

Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.